< Voltar

“Louvada é água, malte, lúpulo e respeito ao meio ambiente”: cervejaria adota lema em alusão à sustentabilidade

Originária de Cuiabá, a cervejaria Louvada inaugurou sua primeira fábrica ainda em 2015, com uma capacidade inicial de 10 mil litros e três estilos de cerveja: Weiss, Apa e Pilsen. Em 2018, foi a vez de ganhar a primeira premiação fora do país, na Copa Cervezas das Américas, com a Benedita. Hoje, a pioneira, premiada e maior cervejaria de Cuiabá já conta com mais de 20 rótulos e, engajada na produção sustentável que está em pauta no mundo inteiro, é uma empresa que se preocupa em amenizar os impactos no meio ambiente.

Para o sócio e diretor-geral da Louvada, Gregório Ballarotti, aproveitar a preocupação mundial em torno da sustentabilidade, cristalizada na COP26, é de suma importância. Segundo ele, “não adianta você ser correto, você precisa ser e parecer correto”, para que isso possa influenciar outras pessoas, projetos, cervejarias e companhias.
 
Para se ter uma ideia, Louvada tem política de separar os resíduos para reciclagem desde seu surgimento, lá em 2015. O vidro, o efluente, a energia, os copos de plástico até as caixas de papelão são, direta ou indiretamente, reaproveitadas ou devidamente descartados.

Louvada possui também investimento e selo de responsabilidade sustentável “Eu Reciclo”, da insituição nacional de mesmo nome que vê nos baixos índices de reciclagem e na marginalização dos atores da cadeia uma oportunidade de atuação para reduzir os impactos à natureza.

Segundo Gregório, a companhia zera toda produção de embalagem e caixas de papelão da cervejaria com estimativa de 180 toneladas de materiais reciclados por mês. A exemplo das quatro toneladas de levedura que vão, semanalmente, para um sítio e são transformadas em adubo orgânico.

O resíduo do malte utilizado para a produção das cervejas é reutilizado e aproveitado por uma empresa para fazer ração animal. Além disso, o compromisso da cervejaria também é firmado no saneamento básico, tendo em vista que toda sua rede de esgoto é tratada e recebeu um alto investimento. 

Os copos descartáveis que a Louvada utiliza em suas vendas também são limpos ao meio ambiente e biodegradáveis. Eles possuem uma enzima que degrada o plástico em menos de um ano na natureza. “Eu sou biodegradável”. Ainda, toda indústria da Louvada tem sua energia captada por placas solares.

“Difícil não é mostrar que não polui, difícil é mostrar que somos responsáveis e acima da média. Se todo mundo tivesse bom senso, iria melhorar com menos lixo, menos poluição. Essa divulgação é importante para o posicionamento da marca, mas também para as pessoas. ‘Se Louvada faz isso eu vou começar a fazer isso também’”, finalizou Gregório.

Fonte: https://www.olharconceito.com.br/noticias/exibir.asp?id=21090&noticia=louvada-e-agua-malte-lupulo-e-respeito-ao-meio-ambiente-cervejaria-adota-lema-em-alusao-a-sustentabilidade&edicao=7

Outros comunicados

  • Oktoberfest 2022

    Dois anos depois, a Oktoberfest Louvada promete agitar a cidade Foi dada a largada na contagem regressiva para o maior ...

    Saiba mais
  • Após dois anos, Oktoberfest Louvada está de volta

    Após dois anos, Oktoberfest Louvada está de volta. A festa ocorre em 17 de setembro. O retorno contará com o show ...

    Saiba mais
  • Happy Hour da Cervejaria Louvada retorna nesta quinta com show da banda Power Rock Trio

    Após um ano e meio de “pausa”, o tradicional Happy Hour da Cervejaria Louvada está de volta. Marcado para esta ...

    Saiba mais
  • Louvada e outras cervejarias lançam cerveja com seriguela e amora no Catharina Sour Day

    Uma cerveja refrescante e sofisticada no estilo Catharina Sour, primeiro estilo brasileiro consolidado pelo Beer Judge ...

    Saiba mais

Você tem mais
de 18 anos?